TRANSPETRO INICIA OPERAÇÃO DE MAIS UM NAVIO PETROLEIRO
A frota de petroleiros da Petrobrás aumentou nos últimos dias e já conta com mais um suezmax: o navio Milton Santos. Construída pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), a embarcação já navega rumo à Bacia de Campos, para sua primeira operação.
Com capacidade para transportar até um milhão de barris de petróleo, o navio tem 274 metros de comprimento e representa um aumento de 150 mil toneladas de porte bruto na capacidade de carregamento da Transpetro.
A estatal passa a contar com 56 navios em sua frota completa, sendo que este é o nono suezmax construído pelo EAS e o penúltimo de uma série de embarcações do tipo que foram encomendadas pela Transpetro ao estaleiro. Os pedidos foram feitos dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que inicialmente previa a construção de 22 navios. Contudo, com a crise da Petrobrás, este número foi reduzido para 15 (sendo dez suemax e cinco aframax).
O navio homenageia o geógrafo baiano Milton Santos, falecido em 2001, que até hoje é considerado um dos principais pensadores da Geografia brasileira.
Fonte: Petro Notícias