Série Especial – Rio Energy 2021

Firjan lança Perspectivas do Gás no Rio 2021 trazendo muita esperança para esse novo momento no mercado de Gás Natural

Na última terça-feira, dia 18/05, ocorreu, em transmissão ao vivo, a apresentação da quarta edição da publicação “Perspectivas do Gás no Rio”, realizada pela Firjan, em parceria com ATGás, Abiogás, Abrace, ANP, EPE e IBP. O webinar, teve como objetivo mostrar novas perspectivas e possíveis projeções para o mercado de Gás Natural após o Novo Marco Regulatório, recém aprovado pelo governo.

Foi apresentado por Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente na Firjan; Hélio da Cunha Bisaggio, Superintendente na ANP e Heloisa Borges, Diretora na EPE, sob mediação de Karine Fragoso, Gerente de Petróleo, Gás e Naval na Firjan.

A Rede Petro Rio, engajada com este momento no nosso estado, terá o Gás Natural como foco da RIO ENERGY 2021, trazendo novidades e pautas sobre o tema que será discutido nos dois painéis do evento, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio.

Novo Marco Regulatório

Tema principal deste último webinar, o Novo Marco Regulatório foi sancionado em 9 de abril de 2021 e cria melhores condições para o mercado do gás no Rio de Janeiro. Sua intenção é trazer mais liquidez, uma maior independência entre empresas de distribuição, transporte e produção com a mudança do regime de outorga para o de autorização, promovendo maior concorrência entre as empresas. Outro ponto bastante comentado, positivamente, no webinar foi o livre acesso a infraestruturas essenciais, que possibilita a oferta direta do produto para o estado.

O futuro do mercado do Gás Natural no Rio

Esse debate contou com a presença de especialistas no assunto como Fernando Luiz Ruschel Montera, Coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval na Firjan; Rogério Manso, Presidente Executivo na ATGás; Paulo Pedrosa, Presidente Executivo na ABRACE; Gabriel Kropsch, Vice-Presidente na Biogás e Sylvie D’Apote, Diretora Executiva de Gás no IBP.

Em pauta o crescimento e rápido desenvolvimento do Gás Natural no Rio de Janeiro nos últimos anos, triplicando sua produção no estado e trazendo novas necessidades. Além disso, surge a perspectiva de tornar o estado um importante HUB de GN no país trazendo desafios para o mercado.

A importância da concorrência e o incentivo a valores mais competitivos, a tendência do aumento de demanda de Gás Natural para utilização por empresas nos próximos anos e a necessidade de mais gasodutos e espaços para armazenamento de gás foram os temas destacados pelos convidados.

A necessidade de novas rotas e maior infraestrutura no setor de transportes também foram realçados, devido a sua ligação direta com a expansão do biogás como matriz energética no Brasil.

Mapeamento da demanda de Gás Natural no Rio de Janeiro

Após o monitoramento do desenvolvimento e modernização do mercado do gás, a Firjan, com o intuito de planejar e visar melhorias para o futuro da atividade, projetou um mapeamento que lista as demandas de possíveis empresas interessadas em adquirir o Gás Natural no Rio de Janeiro.

O webinar foi um sucesso. Com pautas de extrema relevância e ilustres convidados do setor compartilhando seus pontos de vista, dados importantes e projeções para o futuro de um mercado que será muito promissor no estado do Rio de Janeiro.

A RIO ENERGY 2021 trará palestrantes importantes deste segmento para aprofundar estas questões. O evento, totalmente digital, terá dois painéis nos dias 26 e 27 de maio, respectivamente, e, 01 e 02 de junho as negociações virtuais com players do setor. As inscrições para os painéis já estão abertas, em breve serão abertas as inscrições para as negociações online, com 30 vagas por sessão. Fique ligado!

Acesse o site da Rio Energy 2021 para mais informações e inscrições: https://redepetrorio.com.br/rioenergy2021/