RPR News – Reunião RPR, Sebrae-Rj e IBP discutem temas importantes para o Encadeamento Produtivo do Setor de Energia

No último dia 13 de março, no SEBRAE-RJ, estiveram reunidos representantes das três instituições para debaterem possíveis ações, no intuito da melhoria do conhecimento técnico, operacional e financeiro do setor.

Pelo IBP foram apresentadas as comissões técnicas, o modelo de negócios da organização e a intenção de pesquisar o mercado e suas necessidades para a formação de demandas específicas.

O Sebrae-Rj, como órgão integrador, apresentou possíveis linhas de ações institucionais para facilitar a aproximação entre as pequenas empresas e o IBP.

A RedePetroRio, entretanto, questionou a falta de conhecimento das grandes empresas em relação a “Lei do Bem”, a qual, poderia ajudar, de uma forma mais efetiva, o Encadeamento Produtivo com as pequenas e médias empresas do setor.

Os incentivos fiscais ligados à “Lei do Bem” são muito vantajosos, comentou o empresário Carlos Santos (Asses Consultoria), como, por exemplo, a dedução de 20,4% até 34% no IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) dos dispêndios com PDI, redução de 50% no IPI na compra de máquinas e equipamentos destinados à PDI e depreciação e amortização acelerada desses bens, com isso, as principais vantagens em se aproveitar dos incentivos fiscais da “Lei do Bem”, são a possibilidade de reinvestir os valores deduzidos na área de Pesquisa e Desenvolvimento, maior competitividade no mercado, geração de inovação alavancando o crescimento das organizações e ser considerada uma empresa inovadora pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Para o Diretor Presidente da RedePetroRio, Carlos Eduardo Cavalcanti, a forma mais efetiva de alavancagem para as pequenas e médias empresas do setor é o Encadeamento Produtivo, através da tecnologia e inovação, fórmula buscada principalmente pelos grandes players, frisando que a instituição está investindo neste sentido, dando como exemplo, o Protocolo de Intenções para cooperação técnica assinado entre a Rede e o INT (Instituto Nacional de Tecnologia), na semana passada.

Para estreitar a relação entre as instituições, ao final da reunião, o Instituto Brasileiro do Petróleo e Biocombustíveis foi convidado para participar da próxima reunião mensal de Associadas da RPR, marcado para o próximo dia 08 de abril na sala U do Sebrae-Rj.

Redepetrorio
#JuntosSomosMaisFortes