RPR News | COLUNA DA ASSOCIADA – O Design Thinking na Prática: Gerando Inovação
O Design Thinking na Prática: Gerando Inovação
Por: Judith Adler
JAL Design
e-mail: jal@jaldesign.com.br
Design Thinking é a metodologia utilizada pelos designers no seu processo criativo. Esta abordagem foi sistematizada e hoje é aplicada a outros setores, na solução dos mais diversos problemas. Um processo colaborativo e baseado na experimentação estimula resultados inovadores de forma rápida e muito eficiente.
O Design Thinking coloca o usuário final no centro de tudo. Compreender o usuário para quem se destina o produto ou serviço é fundamental, seja ele um cliente ou membros da própria equipe, no caso de situações internas.
A JAL Design completou 22 anos de atuação na criação de soluções de comunicação para empresas de diversos setores e portes. O Design Thinking faz parte do nosso dia a dia: é a metodologia de trabalho que usamos e vimos aperfeiçoando ao longo de todo este tempo para gerar soluções inovadoras.
Após observar a disseminação da metodologia e como ela vem sendo apresentada às empresas nos últimos anos, percebi uma tendência a transformar o processo numa experiência motivacional, com palestras animadas e dinâmicas de grupo. Muito barulho para pouco resultado.
Não é isso que o Design Thinking propõe. É uma metodologia voltada a resultados, rápida, direta, eficaz, focada no usuário e em todas as pessoas envolvidas no processo, com uma visão 360º do problema. Estimula o trabalho em equipe, a geração de ideias “fora da caixa” e um novo olhar para a questão. Através de um processo iterativo, as etapas podem ser refeitas diversas vezes na medida em que novos insights vão surgindo, não é linear e se constroem na medida em que é construído. É preciso ter a mente aberta, olhos atentos e ouvir. Diante disso, este ano passamos a oferecer a experiência para nossos clientes.
Acredito que num setor como petróleo o Design Thinking tem muito a contribuir com sua abordagem diferenciada, e pode trazer resultados surpreendentes e inovadores para produtos, serviços, atendimento e processos.