Economia, Segurança e Saúde nas Empresas

Objetivo

O objetivo é aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas,  RH, Segurança e Saúde,  com relação a saúde do trabalhador e seus e comportamento, o ambiente de trabalho e aprofundar sobre os principais aspectos e processos pertinentes ao tema.

Carga-horária
A carga-horária total do curso é de 24 horas.

Público alvo

O objetivo é aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas,  RH, Segurança e Saúde,  com relação a saúde do trabalhador e seus e comportamento, o ambiente de trabalho e aprofundar sobre os principais aspectos e processos pertinentes ao tema

Valor do Investimento
R$ 850,00

A metodologia será composta por um conjunto de atividades interativas teóricas e práticas que permitam aos profissionais a integração da aprendizagem à sua prática profissional e ampliação de sua visão de mercado. Visa facilitar a compreensão dos conteúdos para atingir resultados tão rápidos, quanto práticos, sendo essencial para o seu correto desenvolvimento.

Informações verbais e escritas, recursos de áudio e vídeo, análise do perfil profissional do participante, elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal, atividades práticas, dinâmica de grupo, estudo de caso, debates, jogos de empresa, filme e música podem ser utilizados.

O que o curso oferece:
• Material didático
• Certificado de conclusão

Metodologia de ensino

Aula presencial expositiva e participativa e Cases.

Conteúdo Programático

• Impacto Sócio-Econômico dos Problemas de Segurança e Saúde nas Empresas
• Segurança do Trabalho sua História e Importância para as Empresas
• A Importância da Segurança Objetiva e Subjetiva.
• Compreendendo as Relações: trabalho, saúde, ambiente, sob os mais diversos ângulos na empresa.
• Trabalho e os pactos da Saúde Mental.
• A importância das Avaliações psicológicas.
• Diferença entre Programas de qualidade de vida e Saúde do Trabalhador
• Implantação de Programas de Saúde e Segurança em Empresas
• Impacto Positivo nos Serviços integrados e Ações de Prevenção
• Álcool e outras Drogas: os fatores de riscos para a empresa e as ações de Prevenção.
• Como abordar um funcionário dependente químico e encaminhar, acompanhar e reintegrá-lo no ambiente de trabalho.
• Sucesso e Insucesso dos Programas nas Empresas
• Exercício: praticar em aula – Case

Instrutora:

Selene Franco Barreto – CRP 05/13631

Psicóloga Clínica – Universidade Celso Lisboa – 1982
Pós-graduada em Prevenção de Drogas – Univ. Cândido Mendes – 1997
MBA em Gerência de Saúde – EPGE/FGV – 2001
Especialização em Dependência Química – 1984
Formação em Existencial Humanista – 1983
Formação em Dinâmica de Grupo – 1991
Formação em Psicodrama – 1986
Diretora Fundadora da Contexto Consultoria e Assistência LTDA – 1987 /2003
Treinamento Intensivo de EMPRETEC. 2010
Diretora / Presidente da Evolução Clínica & Consultoria Ltda.1988
Coordenadora e Consultora de vários projetos de prevenção e tratamento dos usuários e dependentes de álcool e outras drogas.
Participou do Intercâmbio Brasil/EUA de trabalhos no tratamento em Dependência Química e Tribunais Especiais de Drogas, visitando seis (6) estados. – 2001
Vice Presidente da ABEAD 2011-2013
Professora convidada pela Clínica CLIVO, UFRJ e PUC do Rio de Janeiro.
Consultora de Empresa – SMSQV (Saúde, Meio Ambiente e Segurança / Qualidade de Vida)
Organizadora de vários Eventos, Congressos, Simpósios no Brasil, referente aos Problemas Relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool, tabaco e outras drogas.
Autora de vários artigos e de capítulos de livros.
Autora do Livro “Dependência Química: uma história a se tratar” – lançamento em 2020.

botao

Informações