RPR News | Patrocinado pela Petrobras, o festival Hacktudo 2021 começa hoje (15/10), trazendo cultura digital, inovação e sustentabilidade.
A Petrobrás, com o intuito de trazer o público em contato com as novas tecnologias e inovações, está patrocinando o projeto Hacktudo.
O Hacktudo é um festival de inovação e cultura digital. Ele contará com diversas atrações, como hackatons, com R$ 70 mil reais em prêmios, conferências, arenas de robôs e drones, laboratórios de inovação, atividades da cultura maker, entre outras atividades para o público, incentivando temas como sustentabilidade e o empreendedorismo.
O evento, que em 2020 foi realizado virtualmente, esse ano será híbrido, com atividades online. O evento começa hoje, dia 15 de outubro e termina dia 7 de novembro. Os dois últimos dias do evento serão realizados na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
A gerente de Patrocínio e Eventos da Petrobrás, Alessandra Teixeira, disse que a empresa acredita no potencial que a transformação digital e a inovação têm para promover mudanças. “Estamos vivendo isso internamente, promovendo uma verdadeira transformação digital na companhia, adotando novas tecnologias e modos de pensar. Patrocinar eventos que estimulem a reflexão sobre o impacto das tecnologias na vida das pessoas é uma contribuição nossa para a sociedade, que também vivencia essa transformação”
O Hacktudo reunirá diversos profissionais do ramo de comunicação, tecnologia e inovação, de grandes empresas nacionais e multinacionais. Para Miguel Colker, diretor e um dos realizadores do festival, a ideia do Hackconference é proporcionar um espaço para profissionais que possuem contato com a tecnologia, desenvolvimento de inovações e de processos tecnológicos e cultura. “Então, faz todo sentido ter a Petrobrás conosco nesse festival, que é uma empresa que tem um olhar pra cultura há um tempo e que também precisa estar o tempo inteiro olhando para o desenvolvimento tecnológico”, disse.
Dentre as atrações vão desde os hackatons e gamethons, maratonas para solução de problemas e criação de games, às arenas de robôs onde equipes de todo país se enfrentam, além de corridas de drones que chegam a 140 km por hora, e a HackConference: painéis formados por executivos de empresas e startups reconhecidas no mercado. Além disso contará com exposições, conferência com painéis de empreendedorismo e inovação, feira de projetos makers, oficinas de criatividade para crianças e jovens.
Acontecerá também no evento o “HackDelas”, iniciativa que promove uma maior participação de mulheres na área de tecnologia e inovação. Inclusive, na edição desse ano foi dada uma maior prioridade nas inscrições dos hackathons para equipes, cuja formação fosse pelo menos 50% feminina.
O evento, para incentivar a sustentabilidade, promoveu uma campanha de quem levar algum tipo material eletrônico para descarte, terá direito a 50% de desconto na entrada para a conferência.