RPR News: COLUNA DO EMPRESÁRIO – Seja um Líder Transformador

 

“Seja um “Líder Transformador” para fazer a diferença em sua empresa e na sociedade. Este artigo fornece algumas dicas que podem contribuir para a sua busca por uma maior performance como líder ou desenvolver suas habilidades intrínsecas de liderança. O artigo é parte do livro “Liderança Transformadora Empreendedora: Desafios Empresariais e Institucionais” que será lançado no mês de março de 2020.”


A crescente velocidade das transformações no mundo dos negócios provocadas pelas novas tecnologias digitais e suas inovações vem colocando em risco vários “modelos de negócios tradicionais” e suas empresas. Por outro lado, aparecem organizações inovadoras que apresentam grande valor de mercado, faturando bilhões de dólares anualmente. Então, quais são os aspectos determinantes em relação ao processo de tomada de decisão e os estilos de liderança que podem fazer diferença para o sucesso empresarial?

Para muitos pesquisadores do tema, o estilo de liderança baseada no envolvimento dos colaboradores, ou seja, atento às sugestões de todos tende a promover e aproveitar a criatividade dos indivíduos e suas equipes apresentando maior probabilidade de gerar soluções e inovações em processos, produtos e serviços, o que é essencial para a sobrevivência de uma organização. Ao mesmo tempo, a velocidade exigida para que as empresas mudem no tempo de sobreviver exige um perfil de liderança de tomada de decisões rápidas, mais relacionada ao perfil “dominante”, direcionando todos os colaboradores de uma equipe para um mesmo propósito (foco), além de concentrar mais energia e velocidade no processo de mudança. Então, analisando os estilos de liderança, podem existir dilemas sobre qual será o melhor estilo de liderança para fazer frente aos grandes desafios atuais, sobretudo no contexto das transformações e revoluções digitais.

No caso das novas e crescentes necessidades no contexto da transformação digital buscadas pelas empresas, faz-se necessário cada vez mais uma boa liderança e gestão do negócio, juntamente com a busca de conhecimentos e habilidades que promovam o processo de mudança de uma organização tradicional, para o modelo digital. A liderança baseada no “prestígio” valoriza os aspectos de convencimento pela referência e promove com que os colaboradores sejam motivados a fornecerem sugestões e gerarem inovações para a empresa, seguindo um líder que seja reconhecido pelos seus conhecimentos e habilidades e que seja um exemplo a ser seguido, uma referência. Porém, já que as mudanças devem ser rápidas, o líder ideal, neste contexto, deverá ser também experiente o bastante a ponto de saber transitar entre os estilos de liderança, sendo então direto além de tomar decisões rápidas, direcionando a energia da equipe, o que é uma característica predominante do estilo de “liderança dominante”.

Portanto, o processo de transformação digital, que as empresas estão passando atualmente, exigirá um perfil de líder maduro com capacidades e experiência em transitar por diferentes modelos de liderança, dando prioridade as habilidades que tenham características de promover a criatividade e fazer com que suas equipes inovem sistematicamente. É necessário então o desenvolvimento de um estágio de “consciência” como líder, da observação em relação a frequência com que seus colaboradores são abordados, o desenvolvimento de uma consciência de propósitos com reflexões sobre o porquê estamos aqui, o que queremos alcançar, o que se torna possível no mundo e como podemos fazer a diferença, o porquê estamos trabalhando juntos e fazemos parte de uma organização. Sem essas reflexões podemos perder o rumo. Ficamos tão embaralhados no trivial, nas listas, na pressa de fazer as coisas, voltamos à mente “primitiva” e não conseguimos encontrar significados e conectar os pontos.

Como líderes, é necessário criar as circunstâncias, os lugares relaxantes, onde as pessoas possam redescobrir a alegria de trabalharem juntas, de estarem conectadas como colegas em torno de um propósito compartilhado. Isso precisa acontecer com mais e mais frequência, pois essas conversas sempre nos trazem mais energia. Na verdade, as pessoas redescobrem que necessitam umas das outras e que querem e desejam trabalhar em uma determinada empresa.

A liderança é a arte de comandar, orientar e incentivar um grupo de pessoas com o objetivo de alcançar metas ou interesses em comum. A capacidade de motivar pessoas para o propósito de uma organização é umas das características inerentes ao ato de liderar. E para isso o líder deve ser um exemplo extraordinário e positivo para seus liderados: uma referência como modelo a ser seguido visto às suas qualidades profissionais e pessoais. O líder deve ser capaz de conduzir um grupo de indivíduos de forma clara e objetiva, fornecendo a segurança e orientação necessária aos seus liderados, com a finalidade de buscar atingir o melhor desempenho de uma organização, além de poder contribuir para a formação de pessoas melhores, mais capazes e realizadas para a sociedade. Criar um ambiente de harmonia onde as pessoas se sentem felizes e confiantes em trabalharem juntas é um dos maiores desafios da “liderança transformadora”.

O desempenho das organizações está cada vez mais dependente da qualidade de seus líderes e da capacidade e motivação de seus empregados. Estão, é preciso compreender as necessidades individuais de cada funcionário para entender os seus anseios, pontos fortes e fracos e a partir daí construir um plano de melhorias que inicia no âmbito individual e se estende às equipes, e também aos próprios líderes com foco na busca de um alto desempenho. Estas informações são de grande valia para compreender melhor a cultura organizacional objetivando serem buscados os melhores caminhos para as mudanças necessárias, com a finalidade da organização se manter competitiva e sustentável.

Os líderes atuais devem ser gestores de talentos. Devem decodificar as estratégias empresais em planos táticos e operacionais eficazes para serem seguidos por seus liderados. Nesse processo, deve haver grande troca entre os envolvidos com vista em obter melhores resultados para a empresa. Esta abordagem de desempenho faz com que a organização promova o engajamento de todos os seus funcionários e se estruture da melhor forma, com melhores controles, gestão de risco e desenvolvimento de uma cultura organizacional que busque melhores resultados. O líder deve evitar a visão e atuação fragmentada, bem como promover uma abordagem sistêmica e convergente, fomentando a integração entre os demais líderes e suas equipes de colaboradores. Precisa ainda desenvolver em seus liderados a cultura da cooperação e colaboração, característica cada vez mais demandada em uma economia compartilhada e colaborativa.

Para desenvolver suas equipes, os líderes deverão suprir os “gaps” de formação, que vão além da qualificação profissional e envolvem questões comportamentais, habilidades sociais, de persuasão, inteligência emocional e capacidade de aprender, ensinar e compartilhar. Esse conjunto de características fará toda a diferença, garantindo que os funcionários estejam preparados para os novos desafios do mercado. Dessa forma, entendendo a relevância do papel do líder como protagonista no engajamento das equipes, é recomendável que seja reformulado o processo de formação da liderança. Todos os lideres, dos supervisores aos mais altos níveis, precisam se municiar de conceitos e ferramentas práticas que possibilitem o engajamento e motivação dos colaboradores de modo a proporcionar com que a empresa possa buscar estar na vanguarda em seu setor e obter um alto desempenho.

 

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/seja-um-l%C3%ADder-transformador-renato-dias-regazzi-msc/