RPR News | COLUNA DA ASSOCIADA – Inovação e Etiquetas, tem algo em comum?

Inovação e Etiquetas, tem algo em comum?

Por: Roberto Dias – empresa JR BARCODE, associada RPR

Já parou para analisar o poder que uma etiqueta pode ter no dia a dia? Talvez essa não seja a sua maior preocupação, mas pode ser de pessoas que lidam com elas todos os dias. Nosso objetivo central fazer com que todos tomem conhecimento da importância da etiqueta, adesiva ou não adesiva, nos processos produtivos e de identificação de qualquer produto, de toda indústria, seja qual for o seguimento de mercado.

A JR Barcode atua há quase duas décadas no mercado, fornecendo etiquetas para identificação e controle, bem como insumos para impressoras de código de barras. Devido sua experiência e relevância no mercado, ela foi convidada para solucionar alguns dos problemas que iremos relatar no presente Artigo.

Como base para nossa argumentação, separamos um conceito que foi afirmado por um aluno do curso de Doutorado em Administração de Empresas (UnB), com foco em inovação e serviços, que disse.: “Inovação é a aplicação de uma novidade por meio de um modelo de negócio com o objetivo de gerar valor e garantir retorno econômico.”

Quando falamos em etiquetas, uma pergunta sempre surge entre os compradores: “quanto custa?”, mas a pergunta que queremos propor nesse artigo é “quanto custa essa solução?”

1 – Quanto custa um navio, cheio de produtos, sendo devolvido ao Brasil por um cliente na China, por falta de identificação dos produtos vendidos?

Inúmeras bobinas de aço, com cerca de 12 toneladas cada, colocadas em um navio que sai do Brasil para a China, são identificadas com uma etiqueta comum — nada resistente, não adesiva, com uma identificação ou impressão fraca, ou falha — sendo pendurada em cada bobina. No trajeto, com duração de alguns dias, ocorre uma terrível tempestade em alto mar. As bobinas, extremamente pesadas, vencem o suporte que as seguravam e começam a rolar de um lado para o outro.

Navio cargueiro com produtos para exportação                                      Bobinas de aço enviados em navios para outros países

Chegando ao destino final, na busca pela identificação de cada bobina, percebe-se que todas as etiquetas se romperam e se misturaram. Com isso, como saber o peso, procedência, lote, e outras possíveis informações importantes? Não há como saber. Com um final nada favorável, o navio foi devolvido com todas as bobinas dentro, com retorno apenas da insatisfação do cliente. Após este triste relato contado pelo Engenheiro responsável do Setor, e houve uma pergunta que foi imediata: “quanto custou isso?”. Ele disse: “nem queira saber!”

A JR Barcode inovou na procura e sucesso na busca de um material em determinado país — mais precisamente, Alemanha —, que fosse ultra resistente, e pudesse ser convertido em etiquetas. Assim, também, permitindo a impressão e mantendo-a mesmo em meio a altas temperaturas, sob produtos ultra pesados e outras condições extremas.

Exemplo de aplicação de etiquetas para identificação em metais (em diversas temperaturas)

Além disso, existem outros casos similares a este, como por exemplo, em uma determinada indústria pagou-se alguns milhões de euros em uma rotuladora semi-automática com braço pneumático. Por três anos, buscou um insumo — nesse caso, uma etiqueta —, que tivesse um adesivo removível, com uma gramatura específica, e que fizesse com que o braço pneumático pudesse sugar a etiqueta, depois de impressa na rotuladora, e levá-la sobre cada produto que corria na esteira.

Então, surge novamente a tal pergunta: “quanto custou isso?”, ou seja, quanto custaram os três anos de frustração pela busca de uma etiqueta que atendesse a real necessidade da aplicação pela empresa, também o valor do descontentamento, no qual chegaram a dizer-se prontos para jogar a máquina no lixo.

Exemplo de máquina rotuladora semi-automática

Por meses, foram testados diferentes tipos de frontais e adesivos, e algum tempo depois se conseguiu chegar à espessura correta no frontal da etiqueta e gramatura do adesivo adequado, levando 100% da solução para o cliente. Isso fez valer o fato da inovação ser a aplicação a uma novidade, cujo principal objetivo era gerar valor e garantir retorno econômico. Por fim, isso também é inovação, e com etiquetas.

Este Artigo preocupou-se em levar mais do que um conceito de inovação, explicando tal atividade com ações práticas, que nos levam a refletir que, seja qual forem os produtos e serviços que forem trabalhados no mercado, a inovação pode se dar, principalmente, quando se permite ouvir o cliente e entender suas reais necessidades, denominadas “dores” por alguns. Inovar com etiquetas, essa é a importância do que realiza a JR Barcode nas empresas do Brasil.