Gestão de Projetos para Segmento Óleo & Gás

Objetivo
• Introduzir os participantes na Gestão de Projetos, com viés no segmento de Óleo & Gás, de acordo com as práticas disseminadas pelo PMI (Project Management Institute) e estruturadas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) nas seguintes áreas do conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Comunicação, Recursos Humanos, Risco, Aquisições e Partes Interessadas.
• Possibilitar o adequado planejamento, execução e controle dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais do mesmo.
• Após esse treinamento os participantes serão capazes de fazer com que seus projetos possuam parâmetros pré-definidos de planejamento, facilitando sua execução..

Público-alvo
Gerentes, engenheiros, líderes e profissionais profissionais  interessados nos conceitos e na aplicação do Gerenciamento de Projetos de forma eficaz.

Carga-horária
A carga-horária total do curso online é de 12 horas.

Metodologia de Ensino
Aulas teóricas e práticas, com exercícios e elaboração de casos acompanhados passo-a-passo pela turma.

O curso oferece:
• Material didático
• Certificado de conclusão

Valor do investimento
R$ 500,00

Conteúdo Programático:

  • Princípios do Gerenciamento de Projetos
  • Principais Fatores de Sucesso em Projetos
  • Conhecendo o Ciclo de Vida dos Projetos
  • Principais Fases do Projeto
  • Grupo de Processos
  • PMBOK e as Áreas do Conhecimento
  • Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento do Prazo
  • Gerenciamento do Custo
  • Gerenciamento da Qualidade
  • Gerenciamento dos Riscos
  • Gerenciamento dos Recursos Humanos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento de Suprimentos
  • Gerenciamento das Partes Interessadas
  • Criando o Termo de Abertura do Projeto
  • Aprovação e Autorização do Projeto
  • Scope Statement (Declaração de Escopo)
  • Justificativa, Produto, Entregas e Objetivos do Projeto.
  • Plano de Gerenciamento de Escopo
  • WBS – Working Breakdown Structure
  • Diagramas de Rede, Método do Diagrama de Precedências
  • Estimativas de Custos do Projeto e o Plano de Gerenciamento de Custos
  • Plano Auxiliar de Gerenciamento de Riscos
  • Resolvendo Problemas de Superalocação de Recursos. Crashing e Fast Tracking
  • Definindo o Orçamento Previsto para o Projeto
  • O Plano do Projeto e suas Características
  • Definindo Pré-requisitos de Qualidade
  • Criando o Time de Projetos
  • Contratos e Suprimentos
  • Planejamento das Comunicações
  • Criando o Plano de Respostas aos Riscos
  • Fase de Execução
  • Fase de Controle
    – Relatórios de Performance do Projeto
    – Análise de Valor Agregado (EVM)
    – Realizando o Controle Geral de Mudanças
    – Controlando as Mudanças de Escopo, Custo, Qualidade, Prazo e Riscos
  • Fase de Finalização
    – Encerrando Contratos
    – Auditoria do Projeto, Aprendizados e Lições

 

Instrutor

Prof. Fabio Botelho

  • Doutorando em Educação – Competência laboral, educação e emprego.
  • Mestre Stricto Sensu em Desenho, Gestão e Direção de Projetos
  • Pós graduando Lato Sensu – Neuropsicopedagogia
  • Pós graduando Lato Sensu – Pedagogia Digital e Inovações tecnológicas
  • Pós graduado Lato Sensu – Administração Pública
  • Pós graduado Lato Sensu em Gestão Empresarial
  • MBA em Gerenciamento de Projetos
  • Graduado em Eng. Mecânica
  • Graduado em Ciências Humanas Letras
  • Graduando em Pedagogia

Especialista em planejamento estratégico e gestão de novos negócios, possui vasta experiência em treinamentos nas área de Engenharias, Ti e gestão de capital humano e gestão de micro a grandes negócios de investimento. Sólida experiência em Gestão de Portfólio, Fiscalização em Processos Gerenciais de Recursos e finanças.

–  Oficial Instrutor de Gerenciamento de Projetos no Curso de Formação de oficiais da Policia Militar Secretaria de Segurança do Estado do RJ (APM-CFO)

– Instrutor em Cursos de Pós-graduação Lato Sensu nas Universidades Veiga de Almeida, Unisuam.

 

José Dimas, PMP

Engenheiro Eletrônico – PUC- e Nuno Lisboa – Set/1988
Pós-graduação lato senso – PUC- (Mar/2000) – Análise, Projeto e Gerência de Sistemas
Certificado PMP – Project Management Professional (Set, 2005)
MBA Executivo Gestão de Telecom IBMEC- (Dez/2001)
Atuou na Eletronuclear e na Petrobras (COMPERJ) com Planejamento e Controle de Projetos utilizando o Primavera P6.

Desde 2011 é consultor da Bessa Consultores, onde já prestou dezenas de cursos de Gestão de Projetos e de Primavera P6 á várias empresas do segmento offshore.

 

Roberto Paranhos, PMP, CBPP

15 anos de experiência em análise de negócio aplicado a sistemas de informação,  diagnóstico de problemas em áreas operacionais, adquirida em empresas nacionais e multinacionais.  Experiência em otimização de processos construindo e implementando ferramentas com respostas rápidas, consistentes e integradas com outros sistemas e setores da empresa.

  • MBA em Controladoria – IBMEC RJ
  • Graduação em Ciências Contábeis – Universidade Estácio de Sá
  • MBA em Gerenciamento de Projetos – Fundação Getúlio Vargas – 2006;

Certificações:

  • Certificação PMP – Project Management Institute ID 1282159 em 03/07/2009;
  • Gestão de Processos de Negócios BPMN e EPC (Formação de CPO) – UFRJ
  • CBPP® (Certified Business Process Professional), certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management)

Desde 2010 é consultor da Bessa Consultores, onde já prestou dezenas de cursos de Gestão de Projetos á várias empresas do segmento offshore e construção civil.