Oratória – A Arte de Falar em Público
Objetivo:
Todos nós sabemos que a comunicação é importante. É através da comunicação verbal que mantemos um
número maior de contatos diários. Utilizamos a comunicação em ambientes diversos no nosso dia-a-dia: Na escola, profissionalmente, em família e/ou entre amigos. Vencer o medo e falar com segurança para uma platéia, mesmo que seja para os colegas, não exige apenas coragem, mas também técnica.
A técnica facilitará seu aprendizado em preparar um discurso, falar de improviso, usar o microfone, estimular a memória, enriquecer o vocabulário, utilizar corretamente a língua portuguesa e exercitar a sua voz.
De que adianta termos boas idéias se não conseguimos apresentá-las de maneira clara, objetiva e profissional.
Preocupamo-nos sempre com a qualidade do que produzimos, mas esquecemos que o que criamos objetiva a sociedade e não somente a nossa própria satisfação. Expô-los, vendê-los, demonstrá-los só será possível através de uma boa exposição utilizando-se do poder de conhecimento que a oratória possui. Seja um(a) vencedor(a). Vença as dificuldades abrindo as portas para seu sucesso! Solte a voz para ser visto.
O que é Oratória e quem deve participar deste treinamento
Podemos definir esse termo como sendo um conjunto de habilidades capazes de diferenciar um discurso comum de um memorável.
Oratória é muito mais do que ficar de pé, falar e ou gesticular. Oratória é a arte de falar com eloquência, que significa falar com desenvoltura, com propriedade, falar com desenvolvimento, demonstrando conhecimento e domínio do assunto.
Algum dos registros mais antigos do uso da oratória remontam ao antigo Egito. Na Grécia antiga e na Roma, a oratória era utilizada e muito valorizada como forma de persuadir o público, sendo isso definido como retórica. Esse conceito adquiriu tanta importância que durante a Idade Média e o Renascimento, a oratória foi enfatizada como parte da educação nas artes liberais.
Logo percebemos que há uma importância histórica da oratória, não é mesmo?
E saber passar a informação com clareza, transmitir confiança e criar empatia com o público são requisitos fundamentais para aumentar a produtividade e impulsionar sua carreira.
Proporcionar aos participantes como deve ser prestado esse atendimento e conhecerá o perfil de cada tipo de consumidor. Você aprenderá como o cliente deve ser tratado, como superar as expectativas nesse quesito e como proceder nos casos de reclamação do seu cliente de forma que a satisfação pelos seus serviços se mantenha elevada.
- Vencer as barreiras da insegurança e bloqueios de experiências passadas
- Gerar valores agregados ao profissional e para a empresa no todo, não somente como um diferencial, mas também como uma questão de estratégia competitiva.
- Ter uma experiência transformadora desde o 1º dia do treinamento.
- Ter talentos humanos melhor preparados em termos profissionais e pessoais para prestarem atendimento com o padrão de excelência esperado pela empresa e necessários ao atendimento das expectativas dos clientes internos e externos.
- Sensibilizar e conscientizar os participantes para a importância de um “padrão de atendimento de classe mundial” voltado a excelência nos serviços prestados pela empresa, no atendimento a clientes e fornecedores internos e externos.
- Preparar os participantes para ter boa comunicação verbal, bom domínio emocional, boa dicção, com linguagem clara e objetiva, saber ouvir, lidar com objeções, ser cortês, ser conciso e claro no atendimento de reclamações e saber argumentar com os clientes nos atendimentos por telefone e na comunicação face-a-face.
- Propiciar clima favorável para uma reflexão acerca do papel do profissional que realiza atendimento, conscientizando-o para a importância da assertividade no atendimento a clientes, entendendo e assumindo seu verdadeiro papel de profissional responsável pelo atendimento adequado aos desafios da função.
- Contribuir para um salto qualitativo da cultura da qualidade total visando assegurar um adequado atendimento das necessidades dos clientes contribuindo para o desenvolvimento do adequado atendimento das necessidades dos clientes contribuindo para o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe e parceria, consolidando na prática os fundamentos da família ISO-9000.
- Melhorar o relacionamento interpessoal e intergrupal, aumentando a confiança e estimulando a cooperação e ajuda mútua.
- Dar uma contribuição para a empresa obter ganhos em produtividade e qualidade, traduzidos em vantagem competitiva sustentável, para enfrentamento dos desafios do ambiente externo e fortalecer a imagem institucional da empresa.
Público Alvo: Todos os que desejam aprimorar seu desempenho quando falam em público:
- Pessoal de vendas que necessita melhorar suas apresentações, suas argumentações,
sua participação em reuniões de negócios, sua capacidade de persuasão (o mesmo vale
para o pessoal de pré-vendas); - Pessoal de marketing que necessita aprimorar sua comunicação com o cliente interno e
com o cliente externo; - Pessoal de treinamento para que seus cursos sejam mais dinâmicos e atraentes;
- Pessoal de RH que está sempre se dirigindo aos colaboradores da empresa, levando até
eles palavras de incentivo e motivação; - Pessoal do SAC e das recepções, cujo bom atendimento é responsável pela manutenção
do cliente fiel; - Pessoal de suporte que, ao resolver o problema do cliente, em momentos decisivos,
concretiza o marketing do pós-venda; - Professores de todos os níveis para que transformem simples aulas em apresentações
memoráveis; - Gerentes de projetos, que estão sempre diante de suas equipes em palestras de
orientação, de correção de rumos, aperfeiçoando procedimentos e também diante de seus
clientes e usuários explicando o andamento e as fases do trabalho; - Servidores públicos, em atividades internas e externas aos seus gabinetes, coordenando reuniões com colegas, empresas parceiras, contribuintes e em apresentações nos mais diversos eventos
Conteúdo Programático:
MÓDULO | CONTEÚDO | HORAS |
I | · Apresentação do curso e da turma;
· Causas do medo de falar em público; · Como superar o medo de falar em público.
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3h |
II | · Prática de exposição, com filmagem;
· Tema: “Teve um dia que…”; · Presença e postura do expositor;
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3h |
III | · Elaboração da palestra: introdução, desenvolvimento, conclusão;
· Relações interpessoais; · O impacto das emoções (próprias e dos outros); · Prática da oratória com tema livre. |
3h |
IV | · Postura: objetividade, expressividade, desenvoltura e emoção;Como produzir uma boa voz;
· A importância da articulação precisa; · Exercícios para melhorar a entonação e a ênfase da fala e voz; · Prática da oratória com tema livre; · Vídeo |
3h |
V | · Ampliação do vocabulário;
· Como reagir diante das perguntas do público; |
3h |
VI | · Utilização do púlpito e postura no palco diante de um auditório.
· Prática da oratória com tema livre. |
3h |
VII | · O uso do microfone;
· Prática da oratória com tema livre. |
3h |
VIII | · Adequação do vocabulário ao público;
· Apresentação do orador (roupas, acessório, etc). |
3h |
IX | · A crítica como fator de crescimento;
· Desviando-se das ambiguidades e dos laconismos; · Conceitos: Palestra, Seminário, Conferência, Simpósio, Mesa Redonda, Debate, Congresso etc. |
3h |
X | · Formas de preservar uma boa voz;
· Avaliação individual com observação da filmagem realizada
|
3h |
Metodologia:
Aula expositiva, auto-diagnóstico, projeção de vídeos, dinâmica de grupo, dramatizações com filmagens e projeções, trabalhos em grupo, estudo de casos e debates com trocas de experiências e Aplicação de técnicas de PNL:
- Prática do discurso inteiro como um processo (início, meio e fim).
- Prática da fala de improviso (a qualquer momento e sobre qualquer tema sorteado na hora).
- Curso de Oratória Exposição das técnicas: abertura do discurso, desenvolvimento e encerramento.
Preparação e prática em sala de aula de cada uma das partes do discurso (fixação das
técnicas). - Devolutivas após as apresentações individuais de cada um dos participantes
- Participantes orientados e estimulados a desenvolver estilo próprio.
Valor do Investimento: R$ 325,00
Carga Horária: 36 horas
Agenda do Curso : Sob demanda
Instrutor:
Tania Santos
Empresária, pedagoga, palestrante e escritora, tradutora intérprete, especialista em Educação Corporativa e diretora do Indeed Institute – Soluções Corporativas, atuando há 28 anos com o Setor Corporativo e ha 15 anos atuando diretamente no ambiente corporativo da Indústria de Óleo e Gás.