Oratória – A Arte de Falar em Público

Objetivo:  

Todos nós sabemos que a comunicação é importante. É através da comunicação verbal que mantemos um
número maior de contatos diários. Utilizamos a comunicação em ambientes diversos no nosso dia-a-dia: Na escola, profissionalmente, em família e/ou entre amigos. Vencer o medo e falar com segurança para uma platéia, mesmo que seja para os colegas, não exige apenas coragem, mas também técnica.

A técnica facilitará seu aprendizado em preparar um discurso, falar de improviso, usar o microfone, estimular a memória, enriquecer o vocabulário, utilizar corretamente a língua portuguesa e exercitar a sua voz.
De que adianta termos boas idéias se não conseguimos apresentá-las de maneira clara, objetiva e profissional.
Preocupamo-nos sempre com a qualidade do que produzimos, mas esquecemos que o que criamos objetiva a sociedade e não somente a nossa própria satisfação. Expô-los, vendê-los, demonstrá-los só será possível através de uma boa exposição utilizando-se do poder de conhecimento que a oratória possui. Seja um(a) vencedor(a). Vença as dificuldades abrindo as portas para seu sucesso! Solte a voz para ser visto.

O que é Oratória e quem deve participar deste treinamento

Podemos definir esse termo como sendo um conjunto de habilidades capazes de diferenciar um discurso comum de um memorável.

Oratória é muito mais do que ficar de pé, falar e ou gesticular. Oratória é a arte de falar com eloquência, que significa falar com desenvoltura, com propriedade, falar com desenvolvimento, demonstrando conhecimento e domínio do assunto.

Algum dos registros mais antigos do uso da oratória remontam ao antigo Egito. Na Grécia antiga e na Roma, a oratória era utilizada e muito valorizada como forma de persuadir o público, sendo isso definido como retórica. Esse conceito adquiriu tanta importância que durante a Idade Média e o Renascimento, a oratória foi enfatizada como parte da educação nas artes liberais.

Logo percebemos que há uma importância histórica da oratória, não é mesmo?

E saber passar a informação com clareza, transmitir confiança e criar empatia com o público são requisitos fundamentais para aumentar a produtividade e impulsionar sua carreira.

Proporcionar aos participantes como deve ser prestado esse atendimento e conhecerá o perfil de cada tipo de consumidor. Você aprenderá como o cliente deve ser tratado, como superar as expectativas nesse quesito e como proceder nos casos de reclamação do seu cliente de forma que a satisfação pelos seus serviços se mantenha elevada.

  • Vencer as barreiras da insegurança e bloqueios de experiências passadas
  • Gerar valores agregados ao profissional e para a empresa no todo, não somente como um diferencial, mas também como uma questão de estratégia competitiva.
  • Ter uma experiência transformadora desde o 1º dia do treinamento.
  • Ter talentos humanos melhor preparados em termos profissionais e pessoais para prestarem atendimento com o padrão de excelência esperado pela empresa e necessários ao atendimento das expectativas dos clientes internos e externos.
  • Sensibilizar e conscientizar os participantes para a importância de um “padrão de atendimento de classe mundial” voltado a excelência nos serviços prestados pela empresa, no atendimento a clientes e fornecedores internos e externos.
  • Preparar os participantes para ter boa comunicação verbal, bom domínio emocional, boa dicção, com linguagem clara e objetiva, saber ouvir, lidar com objeções, ser cortês, ser conciso e claro no atendimento de reclamações e saber argumentar com os clientes nos atendimentos por telefone e na comunicação face-a-face.
  • Propiciar clima favorável para uma reflexão acerca do papel do profissional que realiza atendimento, conscientizando-o para a importância da assertividade no atendimento a clientes, entendendo e assumindo seu verdadeiro papel de profissional responsável pelo atendimento adequado aos desafios da função.
  • Contribuir para um salto qualitativo da cultura da qualidade total visando assegurar um adequado atendimento das necessidades dos clientes contribuindo para o desenvolvimento do adequado atendimento das necessidades dos clientes contribuindo para o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe e parceria, consolidando na prática os fundamentos da família ISO-9000.
  • Melhorar o relacionamento interpessoal e intergrupal, aumentando a confiança e estimulando a cooperação e ajuda mútua.
  • Dar uma contribuição para a empresa obter ganhos em produtividade e qualidade, traduzidos em vantagem competitiva sustentável, para enfrentamento dos desafios do ambiente externo e fortalecer a imagem institucional da empresa.

Público Alvo:  Todos os que desejam aprimorar seu desempenho quando falam em público:

  • Pessoal de vendas que necessita melhorar suas apresentações, suas argumentações,
    sua participação em reuniões de negócios, sua capacidade de persuasão (o mesmo vale
    para o pessoal de pré-vendas);
  • Pessoal de marketing que necessita aprimorar sua comunicação com o cliente interno e
    com o cliente externo;
  • Pessoal de treinamento para que seus cursos sejam mais dinâmicos e atraentes;
  • Pessoal de RH que está sempre se dirigindo aos colaboradores da empresa, levando até
    eles palavras de incentivo e motivação;
  • Pessoal do SAC e das recepções, cujo bom atendimento é responsável pela manutenção
    do cliente fiel;
  • Pessoal de suporte que, ao resolver o problema do cliente, em momentos decisivos,
    concretiza o marketing do pós-venda;
  • Professores de todos os níveis para que transformem simples aulas em apresentações
    memoráveis;
  • Gerentes de projetos, que estão sempre diante de suas equipes em palestras de
    orientação, de correção de rumos, aperfeiçoando procedimentos e também diante de seus
    clientes e usuários explicando o andamento e as fases do trabalho;
  • Servidores públicos, em atividades internas e externas aos seus gabinetes, coordenando reuniões com colegas, empresas parceiras, contribuintes e em apresentações nos mais diversos eventos

 

Conteúdo Programático:

MÓDULO CONTEÚDO HORAS
I ·         Apresentação do curso e da turma;

·         Causas do medo de falar em público;

·         Como superar o medo de falar em público.

  • Motivando seus interlocutores.
3h
II ·         Prática de exposição, com filmagem;

·         Tema: “Teve um dia que…”;

·         Presença e postura do expositor;

  • Clareza e objetividade no discurso;
  • Comunicação verbal e não verbal.
3h
III ·         Elaboração da palestra: introdução, desenvolvimento, conclusão;

·         Relações interpessoais;

·         O impacto das emoções (próprias e dos outros);

·         Prática da oratória com tema livre.

3h
IV ·         Postura: objetividade, expressividade, desenvoltura e emoção;Como produzir uma boa voz;

·         A importância da articulação precisa;

·         Exercícios para melhorar a entonação e a ênfase da fala e voz;

·         Prática da oratória com tema livre;

·         Vídeo

3h
V ·         Ampliação do vocabulário;

·         Como reagir diante das perguntas do público;

3h
VI ·         Utilização do púlpito e postura no palco diante de um auditório.

·         Prática da oratória com tema livre.

3h
VII ·         O uso do microfone;

·         Prática da oratória com tema livre.

3h
VIII ·         Adequação do vocabulário ao público;

·         Apresentação do orador (roupas, acessório, etc).

3h
IX ·         A crítica como fator de crescimento;

·         Desviando-se das ambiguidades e dos laconismos;

·         Conceitos: Palestra, Seminário, Conferência, Simpósio, Mesa Redonda, Debate, Congresso etc.

3h
X ·         Formas de preservar uma boa voz;

·         Avaliação individual com observação da filmagem realizada
no segundo dia;

  • Dicas para o sucesso.
3h

Metodologia:

Aula expositiva, auto-diagnóstico, projeção de vídeos, dinâmica de grupo, dramatizações com filmagens e projeções, trabalhos em grupo, estudo de casos e debates com trocas de experiências e Aplicação de técnicas de PNL:

  • Prática do discurso inteiro como um processo (início, meio e fim).
  • Prática da fala de improviso (a qualquer momento e sobre qualquer tema sorteado na hora).
  • Curso de Oratória Exposição das técnicas: abertura do discurso, desenvolvimento e encerramento.
    Preparação e prática em sala de aula de cada uma das partes do discurso (fixação das
    técnicas).
  • Devolutivas após as apresentações individuais de cada um dos participantes
  • Participantes orientados e estimulados a desenvolver estilo próprio.

Valor do Investimento:  R$ 325,00

Carga Horária:  36 horas

Agenda do Curso :  Sob demanda

Instrutor:

Tania Santos

Empresária, pedagoga, palestrante e escritora, tradutora intérprete, especialista em Educação Corporativa e diretora do Indeed Institute – Soluções Corporativas, atuando há 28 anos com o Setor Corporativo e ha 15 anos atuando diretamente no ambiente corporativo da Indústria de Óleo e Gás.