Atendimento ao Cliente
Objetivo: Proporcionar aos participantes como deve ser prestado esse atendimento e conhecerá o perfil de cada tipo de consumidor. Você aprenderá como o cliente deve ser tratado, como superar as expectativas nesse quesito e como proceder nos casos de reclamação do seu cliente de forma que a satisfação pelos seus serviços se mantenha elevada.
- Vencer as barreiras da insegurança e bloqueios de experiências passadas
- Gerar valores agregados ao profissional e para a empresa no todo, não somente como um diferencial, mas também como uma questão de estratégia competitiva.
- Ter uma experiência transformadora desde o 1º dia do treinamento.
- Ter talentos humanos melhor preparados em termos profissionais e pessoais para prestarem atendimento com o padrão de excelência esperado pela empresa e necessários ao atendimento das expectativas dos clientes internos e externos.
- Sensibilizar e conscientizar os participantes para a importância de um “padrão de atendimento de classe mundial” voltado a excelência nos serviços prestados pela empresa, no atendimento a clientes e fornecedores internos e externos.
- Preparar os participantes para ter boa comunicação verbal, bom domínio emocional, boa dicção, com linguagem clara e objetiva, saber ouvir, lidar com objeções, ser cortês, ser conciso e claro no atendimento de reclamações e saber argumentar com os clientes nos atendimentos por telefone e na comunicação face-a-face.
- Propiciar clima favorável para uma reflexão acerca do papel do profissional que realiza atendimento, conscientizando-o para a importância da assertividade no atendimento a clientes, entendendo e assumindo seu verdadeiro papel de profissional responsável pelo atendimento adequado aos desafios da função.
- Contribuir para um salto qualitativo da cultura da qualidade total visando assegurar um adequado atendimento das necessidades dos clientes contribuindo para o desenvolvimento do adequado atendimento das necessidades dos clientes contribuindo para o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe e parceria, consolidando na prática os fundamentos da família ISO-9000.
- Melhorar o relacionamento interpessoal e intergrupal, aumentando a confiança e estimulando a cooperação e ajuda mútua.
- Dar uma contribuição para a empresa obter ganhos em produtividade e qualidade, traduzidos em vantagem competitiva sustentável, para enfrentamento dos desafios do ambiente externo e fortalecer a imagem institucional da empresa.
Público Alvo:
Todos os profissionais atuando Vendas e Pós Vendas na empresa, incluindo pessoal atuando em suporte operacional, Assessoria, Telefonia, Recepção, Treinamento, Expediente, Tecnologia e Desenvolvimento e profissionais que operam os terminais e atendem por telefone, sendo ainda extensiva todos aqueles que atuam no atendimento a clientes.
Conteúdo Programático:
Módulo | Conteúdo | Carga Horária |
I | Sensibilização quanto as demandas de mercado
· Sensibilização; · Perfil Profissional Desejado e como atingí-lo; · Novas Posturas Exigidas pelo Mercado de Trabalho; · Principais motivos que nos fazem perder clientes (dados estatísticos) |
2H |
II | Excelência no atendimento a clientes:
· Entendendo o que é Qualidade; · IIIO conceito de Qualidade no Atendimento ao Cliente; · DiIVagnóstico: Você é uma pessoa de qualidade total ? · GerVenciamento de crise · ComVIportamento assertivo · DimensVIIões da qualidade no atendimento de seu setor de trabalho; · Avaliação VIIIdo atendimento de classe mundial: onde está seu setor ?; · Os princípiosIX da qualidade do atendimento · Filme: “A natureza Humana da Qualidade” – projeção e análise dos fundamento de Atendimento a Clientes com qualidade. |
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III | Momentos da verdade no atendimento
· O conceito; · MV’s:Momento Trágico, Momento Apático e Momento Encantado; · Maior desafio do atendimento: Surpreender o Cliente. |
2H |
IV | Importância do papel profissional do atendente dentro da organização;
· O valor atribuído as atividades de atendimentos; · A interface nas relações interpessoais entre os profissionais que realiza atendimento e sua supervisão; · Como obter cooperação nas relações interpessoais como forma de garantir a eficácia no atendimento aos clientes internos e externos. |
2H |
V | Estratégias para maximizar a satisfação e a fidelização
· Empatia: A empatia como requisito eficaz no processo de atendimento: Responsabilidade, Conhecimento (do produto do cliente), Flexibilidade Situacional, Visão Sistêmica e Autodesenvolvimento. · Auto-percepção dos outros como fator chave para a empatia; · Como colocar-se no lugar do outro dando apoio psico-social; · Qualidades pessoais do profissional de atendimento; · Inteligência emocional: Desenvolvendo auto-controle emocional sobre seu comportamento. |
2H |
VI | Como lidar com diferentes tipos de clientes, potencializando a negociação como forma de solução de problemas:
· Como lidar com pessoas de acordo com suas características de estilo; · Como ser assertivo(a) no atendimento em função do tipo de cliente; · Como lidar com clientes irritados; · Como discordar sem discutir agressivamente e prestar bom atendimento; |
2H |
VII | Análise Transacional aplicada no atendimento ao cliente para evitar conflitos desnecessários, lidando com diferentes estados de ego. Exercícios simulados;
· Como tratar com pessoas sob forte tensão; · Como lidar com os diferentes tipos de queixas e reclamações; · Como evitar discussões desnecessárias no trato com pessoas difíceis; · Como saber o momento de falar e de calar; · Como discordar sem ferir os sentimentos. |
2H |
VIII | O que os clientes internos e externo esperam do atendimento:
· Motivações objetivas e subjetivas do cliente; · Necessidades psicológicas dos clientes que podem ser supridas através de um atendimento eficiente; · Importância do respeito aos sentimentos e expectativas dos clientes; · Comportamento assertivo |
2H |
IX | · Negociação
· A comunicação e seus efeitos nos relacionamentos com os clientes; · Como comunicar-se de forma correta e eficiente com o cliente; · Expressão, dicção e linguagem adequada ao nível do cliente; · Como fazer para ser bem compreendido; · A importância da comunicação no atendimento a clientes; |
2H |
X | · Identificação de barreiras existentes no processo de comunicação entre atendentes e clientes;
· Feedback como instrumentos de medição da qualidade do atendimento; · As influências no processo de percepção que determinam a qualidade do atendimento; · A importância do auto conhecimento para a eficácia no atendimento. |
2H |
XI | Oratória: Desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal por telefone e no atendimento pessoal:
· Exercícios de aperfeiçoamento da dicção de pronúncias corretas dos sons das palavras; · Erros mais comuns de pronúncia e dicção que devem ser evitados ao telefone e na comunicação face-a-face; · Expressividade, velocidade e intensidade da fala. Técnicas e práticas recomendadas para o aperfeiçoamento diário da expressividade; · Desenvolvimento do poder de síntese e concisão na comunicação objetiva por telefone. · Gerenciamento de crise |
2H |
XII | Postura e ética profissional no contato com os clientes:
· Código de ética do profissional de atendimento ao público; · Ética e postura (orientador) no atendimento aos clientes; · Perfil do profissional de atendimento ao público: seu papel e comportamento. · Apresentando os benefícios ao cliente · Como ajudar o cliente a se decidir? · Escada da lealdade · Estratégias de fidelização · CRM: conceito e importância · Atendimento telefônico · Pequeno manual de maneiras e etiquetas · Gestão de tempo ao telefone · Erros do atendimento telefônico |
2H |
XIII | · O profissional de atendimento
· Postura do profissional e da empresa · Proatividade e organização · Inteligência emocional · Tratar bem ou atender bem o cliente? · Qualidade percebida · Fatores que influenciam na qualidade de atendimento · Diferença entre ser bem tratado e bem atendido · Os sete pecados do atendimento · Como superar as expectativas dos clientes · Modelo conceitual de qualidade de serviços |
2H |
XIV | Trabalho em equipe – O espelho para a qualidade do atendimento aos clientes internos e externos:
· Conceito de grupo, equipe e equipe de alta performance. Definindo o significado de sinergia; · O que caracteriza uma equipe madura no atendimento aos clientes internos e externos: · A qualidade do atendimento interno como espelho para um atendimento externo de classe mundial; · Dinâmica de grupo e vivências com análises e conclusões pelos participantes. |
2H |
XVI | Práticas de atendimento ao cliente – Conclusões:
· Simulações de atendimento, com cenários do contexto da realidade dos participantes. · O pós-venda · Pós-venda: o que é e sua importância |
2H |
· O que é customer sucess?
· Atendimento padrão disney · Profissionalização e Padronização do Atendimento. |
2H |
Metodologia: Aula expositiva, auto-diagnóstico, projeção de vídeos, dinâmica de grupo, dramatizações com filmagens e projeções, trabalhos em grupo, estudo de casos e debates com trocas de experiências e Aplicação de técnicas de PNL.
Carga Horária: 36 horas
Valor do Investimento: R$ 285,00
Agenda do Curso : Sob demanda
Instrutor:
Tania Santos
Empresária, pedagoga, palestrante e escritora, tradutora intérprete, especialista em Educação Corporativa e diretora do Indeed Institute – Soluções Corporativas, atuando há 28 anos com o Setor Corporativo e ha 15 anos atuando diretamente no ambiente corporativo da Indústria de Óleo e Gás.