Ita Gas & Oil tem a participação do Governador Wilson Witzel em Itaboraí

Evento fortaleceu e consolidou o ambiente de negócios para os prestadores de serviço e fornecedores que atuam no setor de óleo e gás na região Leste Fluminense

Por O Dia

Ita Gas & Oil tem a participação do Governador Wilson Witzel em Itaboraí

Ita Gas & Oil tem a participação do Governador Wilson Witzel em Itaboraí
Rio – A cidade Itaboraí recebeu, nesta quarta e quinta-feira, no anfiteatro do Colégio Adventista, o Ita Gas & Oil. O evento reuniu mais de 2,5 mil participantes, entre inscritos, expositores e palestrantes, e teve o intuito de fortalecer e consolidar o ambiente de negócios para os prestadores de serviço e fornecedores que atuam no setor de óleo e gás na região Leste Fluminense.
O prefeito de Itaboraí e também presidente do Conleste, Dr. Sadinoel Souza cumprimentou a todos os presentes e relatou que é um prestígio receber esta feira no município. “Nossa visão é alavancar o crescimento econômico sustentável e as potencialidades da cidade. Vamos fazer da região Leste Fluminense junto com o Estado do Rio de Janeiro, a mola propulsora da economia desse Estado”, afirmou o chefe do executivo.
Presente a abertura do evento, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel destacou sobre as potencialidades do segmento do gás e das oportunidades de investimentos. “Parabenizo a toda organização do evento. A minha relação com os prefeitos é de proximidade e de trabalho, então podem contar comigo. Digo ainda a todos os prefeitos presentes juntamente com o promotor de Justiça, Tiago Veras, que vamos assinar em agosto o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Petrobras, com um valor de mais R$ 100 milhões. Meu compromisso com os municípios do Conleste é que todo esse dinheiro seja investido exclusivamente nos municípios pertencentes ao Consórcio”, disse Witzel, ressaltando ainda que o Estado do Rio certamente é o número um em termos de atenção da União, no que diz respeito ao avanço do livre mercado de gás e ainda firmou o compromisso de implantação da Linha 3 do Metrô.
A abertura da solenidade contou ainda com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Fábio Galvão e o diretor do Conleste, João Leal.
O primeiro painel foi o de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Leste Fluminense e as Perspectivas do Governo do Estado, que contou com a participação do Cônsul da China, Xu Yuansheng. Segundo ele, o Brasil é rico em recursos naturais e é altamente complementar à economia e ao comércio da China. “A parte leste do Estado do Rio tem a potencialidade de desenvolvimento nos setores de energia e da agricultura. O novo Governo do Estado do Rio de Janeiro propôs reforçar a cooperação com a China para expandir ainda mais o emprego e melhorar a vida das pessoas, e a cooperação China-Brasil está no seu melhor momento na história. Isso é o que chamamos de harmonia entre as pessoas”, disse o cônsul chinês.
O evento contou com dezenas de stands de exposição, onde as empresas demonstraram seus produtos e serviços aos visitantes. A Feira, focada no desenvolvimento do setor para os 15 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), foi organizada pelo Consórcio e a Rede Petro Rio, com apoio da Prefeitura de Itaboraí; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro; Federação de Convention Evisitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro; Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codim); Sebrae; Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo(ABESpetro); Firja e Codemar.
Comandando o tema “Encadeamento Produtivo e Oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs)”, o deputado federal e membro da Comissão de Minas e Energia, Altineu Cortes, falou da responsabilidade que a Petrobras tem com a região de Itaboraí e do Conleste. “A Petrobras, que aqui na cidade tem o empreendimento do Comperj, tem uma história complexa, por isso precisa ter um olhar social, responsabilidade social. Com o crescimento econômico da nossa região, precisamos da integração entre as empresas e o somatório de esforços do município, do Governo do Estado; Câmara Federal; Assembleia Legislativa e Secretarias Municipais para que essa cadeia tenha o devido respeito na Região. Acho que todas as empresas são bem-vindas, mas nós precisamos valorizar e gerar os empregos aqui, aproveitando todo o potencial que temos”, destacou o deputado.
Ao todo, oito painéis fizeram parte do evento, com pelo menos quatro palestrantes cada. E dentre os temas abordados estavam, “Circuito do Gás no Leste Fluminense”; “O futuro do setor de Gás na Região do Conleste”; “Os desafios do Meio Ambiente na Região Leste Fluminense (Impactos – Gestão ambiental – Economia verde)”; “A Indústria 4.0 e suas ferramentas, a transformação digital e a gestão pública no contexto das cidades inteligentes”; “A Região Leste Fluminense e as oportunidades para o Comércio Internacional” e “Novos tempos, novas atitudes: Compliance e as melhores práticas de governança”.
Entre os palestrantes, estiveram presentes, a subsecretária de Óleo, Gás e Energia, Cristina Pinho; a superintendente Estadual de Óleo, Gás, Energia e Indústria, Meg Montana; o superintendente de Participações Governamentais da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Rubens Freitas; o gerente de Tecnologia e Inovação da FIRJAN/SENAI, Maurício Ogawa; secretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho; o deputado federal e membro da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Joziel; o deputado estadual Luiz Paulo; a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí, Paloma Martins e outros.
“Parabéns a todos os envolvidos neste evento maravilhoso e podem contar sempre comigo. Quero receber vocês em Brasília, com um decálogo (os 10 mandamentos/10 normas) do Conleste, para que possamos levar ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o vice-presidente, Hamilton Mourão. E assim, implantar de vez, regionalmente, as políticas ambientais de recuperação das regiões”, comentou o deputado federal, professor Joziel.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, entregou nas mãos do deputado federal, professor Joziel, o documento contendo as nove demandas ambientais dos municípios que fazem parte do Conleste. Esse documento foi elaborado por meio de demanda do Fórum Técnico de Meio Ambiente do Conleste, ocorrido no último mês de junho, em Guapimirim. Dentre as demandas, a implementação de unidades de conservação; gestão de resíduos sólidos e proteção aos mananciais.
Há mais de 25 anos no mercado nacional, a empresa Brastub – Locação de Andaimes foi uma das expositoras no evento. Segundo o gerente comercial, Harley Santiago, a atuação da empresa é voltada para a construção civil e industrial a nível nacional. “Nossa sede fica em Belo Horizonte, mas atuamos em todo território nacional. Em Itaboraí temos contrato com a Kerui Metodo e já temos a pretensão de expandir para outras empresas. Achei o evento muito organizado e de negócio direto. Aqui fazemos networking, com criação de oportunidades futuras e sem dúvidas, a região crescendo, nós como empresa, crescemos também”, disse Harley.
O advogado Thiago Silva Alves, morador do Centro, de 29 anos, falou sobre a experiência de visitar a feira. “O que mais me chamou a atenção foi à troca de experiências, as conexões criadas entre as empresas e as oportunidades de trabalho. A cidade deveria promover e receber mais eventos como esse”, acrescentou o advogado.
O encontro reuniu autoridades nacionais e internacionais, além de especialistas de toda a cadeia produtiva da área de óleo e gás. E ainda a presença de secretários municipais; subsecretários; vereadores; prefeitos do Conleste e outros. O evento contou também com food trucks, na parte externa.
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta